segunda-feira, 17 de novembro de 2014

De Belfast à Jablonec

Não, eu não saí da República Tcheca nesse final de semana, mas sábado a noite eu me senti um pouco em Belfast.
Em junho, quando vim a Praga pra fazer o exame de admissão no doutorado, eu descobri que em Against Me! iria tocar em Lucerna. Fiquei extramente tentado a ir mas, pelo orçamento curto e, principalmente, por ser na véspera do exame eu deixei passar. A primeira coisa que fiz quando cheguei a Praga novamente foi a olhar a programação de Lucerna e, qual não foi a minha surpresa, quando eu vi o show do Stiff Little Fingers.
A primeira coisa que tenho que dizer é que, apesar de conhecer a banda há muito tempo, não sabia mais do que uma ou duas músicas. Conhecia de ouvir na casa de amigos ou nas bodegas da vida. Quando decidi que eu iria ao show, procurei conhecer as músicas e comecei a ter certeza de que ia ser bom. E foi!





 




Uma coisa é você ir num show de uma banda que você conhece a vida toda e se divertir muito. Outra, completamente diferente, é estar numa apresentação de uma banda que você conhece apenas há um mês e sentir-se como um fã desde o primeiro LP. No ingresso afirmava: início as 20h. Quando eram 19:50h eu pensei "é cedo, mas vou entrar!". Desci as escadas e estava comprando uma cerveja quando de repente, eles começam a apresentação. Olhei no relógio a pontualidade não poderia ser maior.




Gentilmente intrometido fui me colocando o mais perto possível do palco, pra sentir a banda! Alguns copos de cerveja voavam pelos ares, eu já estava bastante molhado, mas isso não incomodava de maneira nenhuma. Só estava um pouco triste que não tinha rolado nenhuma 'roda' um pouco mais divertida para eu me jogar. Tudo mudou com Suspect Device e, como o local não estava realmente lotado e as pessoas estavam bastante empolgadas (me incluo neste grupo), foi muito difícil me manter em pé. Fim de show e não eram nem 22h. Ainda deu tempo de passear um pouco pelo centro de Praga.


O Domingo foi marcado pela "Noite Brasileira" em Liberec. Fui levado pelo meu camarada Petr para participar do evento e fiquei encarregado das caipirinhas. Depois de um mês, eu comi arroz, eu comi feijoada e eu comi muita farofa. Não sei se deu pra matar a saudade ou aumentar, porque eu fiquei com a boca cheia de água enquanto escrevia esta última frase. Conheci bons brasileiros, tive uma calorosa discussão política ainda pautada na dicotomia Aécio/Dilma, andei pelo centro de Liberec com uma placa escrita em tcheco fazendo propaganda do evento e terminei a noite em Jablonec nad Nisou, dormindo numa casa construída no século XVIII, sob o cobertor mais confortável da minha vida. Se eu entendi bem, feito de pelos de animais.


E quando eu achei que a animação do final de semana prolongado (hoje é feriado por aqui) tinha acabado, a volta pra casa foi um pouco tensa, mas divertida. O ônibus a partir de Jablonec para Praga estava lotado. Assim, peguei o 'circular' e fui para Liberec (que é mais longe do que minha memória representava pra mim), um tanto quanto tenso, pois sabia que não havia muitas vagas disponíveis nos ônibus. Na verdade, eu não fazia ideia de onde estaria esse ônibus. Em pé, no centro de Liberec, tentando ligar para meus novos amigos brasileiros para pedir ajuda, um senhor que estava comigo no 'circular', mas que eu não tinha trocado nenhuma palavra, passa por mim, me pega pelo braço e começa a falar em tcheco. Tento explicar que eu não estava entendendo, mas ele não dá atenção. No meio das palavras eu entendo 'Praha' e resolvo esperar para ver o que ia acontecer. Pois ele me levou exatamente no local do ônibus onde, por sorte, houve um desistente. Sorte de novo!


"Putting the 'fast' in Belfast since 1977."

Nenhum comentário:

Postar um comentário